Um ataque aéreo realizado pela Rússia na noite de segunda-feira (28) atingiu a Colônia Correcional de Bilenkivska, na região de Zaporizhzhia, sudeste da Ucrânia, resultando na morte de pelo menos 17 detentos e ferindo mais de 80, conforme informações divulgadas por autoridades ucranianas nesta terça-feira, 29. O ataque foi perpetrado com o lançamento de dois mísseis balísticos Iskander-M e 37 drones de ataque do tipo Shahed, dos quais 32 foram interceptados pelas defesas aéreas ucranianas.
Além das fatalidades na prisão, a região de Dnipro também registrou pelo menos quatro mortes e oito feridos em decorrência dos ataques. O Serviço Executivo Criminal do Estado da Ucrânia informou que quatro bombas aéreas guiadas foram utilizadas no ataque, que destruiu o refeitório da prisão e danificou prédios administrativos e de quarentena. Apesar da gravidade do ataque, a cerca do perímetro da prisão resistiu, e não foram relatadas fugas.
As autoridades ucranianas condenaram o ataque, classificando-o como um crime de guerra, uma vez que a infraestrutura civil, incluindo prisões, deve ser protegida de acordo com as convenções internacionais. O incidente destaca a escalada da violência no conflito entre Rússia e Ucrânia, que continua a impactar a população civil de maneira devastadora.