Nesta terça-feira (15), os municípios acreanos de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia intensificaram a vacinação contra o sarampo com a realização do Dia D. A mobilização visa reforçar a imunização da população em áreas estratégicas, especialmente em razão do aumento de casos da doença na Bolívia, onde mais de 100 casos foram confirmados. Até o momento, o Acre não registra casos da doença.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) informou que, em parceria com o Ministério da Saúde, foram enviadas doses suficientes para garantir a vacinação na região de fronteira. A campanha é direcionada a pessoas com idades entre 6 meses e 59 anos, que devem apresentar cartão de vacina, CPF e documento de identidade para se vacinar. Os locais e horários de vacinação variam entre os municípios, com destaque para a Praça Central em Assis Brasil, que funcionará das 8h às 21h.
Além da vacinação, a equipe de saúde do Acre participa de uma capacitação com o Ministério da Saúde para aprimorar as estratégias de prevenção ao sarampo. Um seminário sobre aspectos clínicos e epidemiológicos da doença também está sendo realizado nesta semana, com o objetivo de preparar as equipes para possíveis confirmações e reforçar a vigilância epidemiológica. A campanha é parte de uma estratégia nacional para conter a reintrodução do sarampo no Brasil, especialmente em regiões de fronteira.