Kleber Herculano de Jesus, conhecido como "Compadre Charutinho", foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (14) em Feira de Santana, na Bahia. O crime ocorreu quando ele chegava à cidade após deixar o Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. O delegado Yves Correia, da Polícia Civil, confirmou que Kleber foi atacado e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para os devidos procedimentos.
A Polícia Civil investiga o caso, mas até o momento não há informações sobre prisões relacionadas ao assassinato. Kleber era um dos alvos da Operação El Patrón, que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro e outros crimes, incluindo agiotagem e receptação qualificada, ligado a um grupo miliciano supostamente liderado pelo deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha.
As investigações apontaram que Kleber tinha um histórico criminal extenso e era considerado um elo importante na receptação de peças roubadas. O Ministério Público da Bahia já havia denunciado o grupo por diversos crimes, mas a operação enfrentou reveses judiciais, com o Superior Tribunal de Justiça anulando os efeitos da investigação em junho deste ano devido a falhas processuais.