Na manhã desta quarta-feira, 16, uma árvore de grande porte caiu sobre veículos e atingiu a fiação elétrica na Rua Haddock Lobo, no bairro Jardins, em São Paulo. O incidente danificou dois carros estacionados, mas, felizmente, não houve feridos. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foi acionada para atender a ocorrência, enquanto a Prefeitura de São Paulo não respondeu sobre as causas e vistorias realizadas no local.
A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia, informou que o fornecimento na região foi comprometido, afetando cerca de 200 clientes. A companhia aguarda a remoção da árvore pela subprefeitura para iniciar os reparos nos cabos danificados. A equipe da Enel já está no local para monitorar a situação e realizar os devidos consertos assim que a árvore for retirada.
Estudos realizados por pesquisadores da Unifesp e da USP indicam que árvores em áreas mais antigas de São Paulo têm maior probabilidade de cair, devido ao envelhecimento e intervenções no subsolo. Além disso, fatores como o estrangulamento das raízes e as podas inadequadas contribuem para o risco de queda. A bióloga Aline Cavalari destaca a importância da participação da população na solicitação de manutenção de árvores problemáticas, utilizando o número 156 para reportar situações que possam representar perigo.