O governo argentino, liderado por Javier Milei, anunciou nesta segunda-feira (28) o início do processo para que seus cidadãos possam entrar nos Estados Unidos sem a necessidade de visto, através do Visa Waiver Program. A informação foi confirmada pelo Departamento de Segurança Nacional dos EUA, que destacou a assinatura de uma declaração entre os dois países para reintegrar a Argentina ao programa de isenção de vistos.
A decisão foi divulgada durante a visita à Argentina da secretária do DHS, Kristi Noem, que se reuniu com o presidente Milei, conhecido por seu alinhamento com os Estados Unidos. Noem enfatizou que, sob a liderança de Milei, a Argentina está se tornando um aliado mais forte dos EUA, reforçando a intenção de promover viagens legais e combater ameaças à segurança.
Entretanto, o comunicado do DHS alerta que a inclusão da Argentina no programa de isenção de vistos não é automática. O país deverá atender a rigorosos padrões internacionais em seus procedimentos migratórios para garantir a aprovação final do processo.