Na manhã desta sexta-feira (4), uma arara vermelha, que havia sido roubada do Parque Arruda Câmara (Bica) em João Pessoa, foi recuperada pelo Batalhão de Trânsito (BPTran) em Forte Velho, na cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa. O furto ocorreu no dia 29 de junho, quando também foi levado um papagaio verdadeiro, que permanece desaparecido.
As autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre as circunstâncias da recuperação da ave. O secretário do Meio Ambiente de João Pessoa, Wellison, destacou a importância de alertar a população sobre o crime de compra e venda de animais silvestres, que é considerado ilegal pela Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).
Wellison também informou que o zoológico está implementando medidas de segurança, como a instalação de câmeras e o aumento do efetivo da guarda municipal, para prevenir novos furtos. Ele reforçou que todos os animais do parque estão em processo de reabilitação ou não podem retornar à natureza, não sendo adquiridos por compra, mas recebidos devido a situações de tráfico ou mutilação.