Uma arara-canindé foi resgatada nesta semana às margens da BR-153, em Gurupi, Goiás. Este é o terceiro resgate de araras em rodovias goianas em menos de um mês, com as duas primeiras ocorrências registradas próximas a Campinorte e Porangatu. Todas as aves resgatadas foram encaminhadas ao Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Gurupi.
Desde o início de 2024, 40 animais silvestres foram resgatados ao longo do trecho, sendo 28 em Goiás e 12 no Tocantins. Além das araras, as equipes de resgate também atenderam a outras espécies, como quatis, tucanos, tamanduás-bandeira, jabutis e periquitos. A concessionária responsável pela rodovia realiza inspeções de tráfego contínuas e conta com um departamento de sustentabilidade para a proteção da fauna local.
A parceria da concessionária com o CETAS/Ibama em Goiás e com a 3ª Cia da Polícia Militar Ambiental no Tocantins garante o acolhimento e tratamento dos animais resgatados, especialmente aqueles que apresentam ferimentos. "Animais silvestres em situação de vulnerabilidade são atendidos para que possam retornar aos seus habitats em segurança", afirmou Clezio Almeida, coordenador de Sustentabilidade da Ecovias do Araguaia. O Programa de Proteção à Fauna inclui monitoramento periódico ao longo do trecho concessionado.