O Ministério da Energia da Arábia Saudita declarou nesta sexta-feira que o país manteve total conformidade com sua meta voluntária estabelecida pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) durante o mês de junho. A afirmação surge após a Agência Internacional de Energia (AIE) relatar que a produção saudita atingiu 9,8 milhões de barris por dia (bpd), superando a cota acordada de 9,3 milhões de bpd.
Em comunicado, o governo saudita esclareceu que o fornecimento comercializado de petróleo bruto em junho foi de 9,352 milhões de bpd, alinhando-se à cota estabelecida. Embora tenha reconhecido que a produção superou brevemente a oferta, a Arábia Saudita garantiu que os volumes adicionais não foram comercializados, mas redirecionados para a construção de estoques domésticos e armazenamento offshore.
As autoridades sauditas enfatizaram que suas ações foram tomadas de forma prudente e proativa, destacando o compromisso do país em ser um fornecedor de energia confiável e transparente. O objetivo é reforçar a resiliência do fornecimento e garantir a segurança energética global.
Além disso, a Arábia Saudita afirmou que fornece dados de produção e fornecimento com total transparência à Secretaria da Opep mensalmente, e que todas as fontes secundárias designadas pelo cartel foram informadas oficialmente sobre os números de junho no início desta semana.