A Arábia Saudita está se preparando para se tornar um destino turístico global, com a meta de atrair 150 milhões de visitantes até 2030, superando a meta anterior de 100 milhões, já alcançada. O país, que recebeu 30 milhões de visitantes internacionais em 2024, gerou um impacto econômico de US$ 41 bilhões, e está investindo mais de US$ 800 bilhões em infraestrutura turística, incluindo novos aeroportos e linhas ferroviárias de alta velocidade.
O crescimento do setor de turismo é parte da Visão 2030, que prevê um aumento da contribuição do turismo para o PIB nacional de 3% para 10%. Para facilitar a entrada de turistas, cidadãos de mais de 60 países agora podem obter vistos online ou na chegada. A abertura de voos domésticos de jatos particulares para operadores estrangeiros também visa atrair visitantes de alta renda, que têm potencial de influenciar outros turistas do mesmo perfil.
Entre os principais projetos está a região de Diriyah, que receberá um investimento de US$ 64 bilhões. O projeto visa criar uma cidade que remete ao estilo de Florença, na Itália, mas com a estética de 300 anos atrás. Jerry Inzerillo, CEO do grupo Diriyah Gate Company Limited, destacou que a região, que abriga um Sítio do Patrimônio Mundial da Unesco, tem como objetivo se tornar um novo parâmetro global para o desenvolvimento do turismo, com um enfoque em sustentabilidade e cultura.
Edie Rodriguez, ex-integrante do conselho da Autoridade de Turismo Saudita, elogiou os avanços do setor nos últimos sete anos, afirmando que os esforços da Arábia Saudita podem servir como estudos de caso para o desenvolvimento turístico em escala global. Com essas iniciativas, o país busca não apenas diversificar sua economia, mas também se posicionar como um líder no turismo sustentável.