A Arábia Saudita anunciou um ambicioso plano para se tornar um destino turístico global, com a meta de alcançar 150 milhões de visitantes anuais até 2030, superando a meta anterior de 100 milhões, já atingida. O investimento total em iniciativas turísticas ultrapassa US$ 800 bilhões, incluindo a construção de novos aeroportos, linhas ferroviárias de alta velocidade e parcerias com grandes redes hoteleiras como Marriott, Hilton e Accor.
Em 2024, o Reino espera receber 30 milhões de turistas internacionais, que devem gastar cerca de US$ 41 bilhões. O setor de turismo, que atualmente representa 3% do PIB, tem previsão de crescimento para 10% nos próximos anos, impulsionado por facilidades como a emissão de vistos online para cidadãos de mais de 60 países.
Jerry Inzerillo, CEO do grupo Diriyah Gate Company Limited, destacou o megaprojeto Diriyah, que visa criar uma cidade com a estética de 300 anos atrás, no estilo de Florença, no centro de Riade. Com um investimento de US$ 64 bilhões, a iniciativa busca combinar história, cultura e entretenimento, atraindo até 27 milhões de visitantes por ano. A executiva Edie Rodriguez elogiou os avanços do setor, afirmando que a evolução do turismo na Arábia Saudita pode servir como um novo parâmetro global para o desenvolvimento turístico.