Nesta sexta-feira (11), o Brasil enfrenta um dia de tempo firme em grande parte do território, devido ao avanço de uma massa de ar seco. O sol brilha entre poucas nuvens em regiões do Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste e parte da região Norte, segundo informações do Clima Tempo.
Entretanto, a umidade do ar deve cair drasticamente em áreas como o interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, sul do Pará e sudeste do Amazonas, onde os índices podem ficar abaixo dos 30% durante a tarde. Em locais como o norte do Mato Grosso e o Pará, a umidade pode atingir níveis inferiores a 20%, configurando estado de alerta.
Enquanto isso, o litoral do Espírito Santo e o sul da Bahia devem registrar pancadas de chuva ao longo do dia. Em Alagoas e Paraíba, a previsão é de chuvas fortes e risco de temporais, devido à influência de ventos úmidos do oceano. Na região Norte, o clima permanece instável, com temporais mais intensos no Amazonas, Roraima e Amapá.
No Sul do Brasil, o tempo se mantém firme, mas as temperaturas são baixas nas primeiras horas do dia, com possibilidade de geada isolada na serra catarinense. À tarde, as temperaturas devem subir, mas ainda permanecem amenas, especialmente no Rio Grande do Sul. O amanhecer gelado também será sentido em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, com chance de formação de nevoeiro em áreas entre o Sul e o Sudeste, incluindo as capitais Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.