A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caiu para 40%, conforme pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada nesta segunda-feira (29). Este é o menor índice registrado durante seu segundo mandato. O levantamento, realizado entre os dias 25 e 27 de julho, ouviu 1.023 adultos em todo o país e apresenta uma margem de erro de três pontos percentuais.
Comparado à pesquisa anterior, realizada em 15 e 16 de julho, a aprovação do presidente teve uma queda de um ponto percentual, enquanto a desaprovação aumentou de 54% para 56%. Apesar da tendência negativa, o estudo revelou uma leve melhora na avaliação de Trump em áreas específicas, com 38% dos entrevistados aprovando sua atuação na economia, um aumento em relação aos 35% da pesquisa anterior, e 43% apoiando suas políticas de imigração, contra 41% anteriormente.
Os dados da pesquisa indicam um país ainda fortemente dividido em relação ao presidente. Entre os eleitores republicanos, a aprovação de Trump é de 83%, enquanto apenas 3% dos democratas expressam apoio ao presidente. Entre os independentes, a taxa de aprovação gira em torno de um terço, refletindo a polarização política atual nos Estados Unidos.