O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou um aumento na sua aprovação popular, passando de 40% em maio para 43% em julho, de acordo com pesquisa realizada pela Genial Quaest e divulgada nesta quarta-feira, 16. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho e entrevistou 2.004 pessoas, com margem de erro de dois pontos percentuais e índice de confiança de 95%.
O levantamento também revelou que a desaprovação ao governo Lula caiu de 57% para 53% no mesmo período. A pesquisa indicou que a maioria dos brasileiros considera inadequada a intervenção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em assuntos judiciais do Brasil, especialmente em relação ao processo penal que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).
Embora Trump tenha mencionado o caso de Bolsonaro ao anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, 26% dos entrevistados acreditam que a medida é uma retaliação às críticas feitas por Lula durante a cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro. A pesquisa também aponta que 72% dos brasileiros desaprovam a imposição das tarifas e 79% acreditam que isso afetará negativamente suas vidas.
Além disso, a pesquisa revelou que a população deseja uma união entre governo e oposição para defender os interesses do Brasil. O governo brasileiro classificou o apoio de Trump a Bolsonaro como uma intromissão inaceitável em assuntos internos do país, destacando a necessidade de uma resposta unificada frente às pressões externas.