O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, afirmou nesta terça-feira (22) que as tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, não representam um problema comercial, mas sim uma ação de grupos políticos associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante uma cerimônia de assinatura de convênio com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Viana enfatizou a necessidade de união para enfrentar essa adversidade.
O convênio, que faz parte do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), tem como objetivo apoiar cerca de 1,5 mil cooperativas na exportação de produtos agroindustriais. As cooperativas, que representam 92,6% das práticas sustentáveis na produção, receberão capacitação para acessar mercados externos, promovendo a inclusão de jovens e mulheres em suas atividades.
A presidente da Confederação Unicafes, Fátima Torres, destacou que a iniciativa visa aumentar a competitividade das cooperativas, tanto no mercado interno quanto externo. "A capacitação proporcionará um amadurecimento na gestão das cooperativas e facilitará a internacionalização do cooperativismo solidário", afirmou Torres, ressaltando a importância do projeto para o fortalecimento das comunidades envolvidas.