A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização de cinco produtos irregulares no Brasil, incluindo medicamentos e um ingrediente alimentar. A medida foi anunciada nesta quinta-feira e abrange itens como o "Xarope da Vovó", que foi vetado por falta de registro e informações sobre seu fabricante. A proibição se estende a todos os lotes, impedindo sua comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso.
Além do "Xarope da Vovó", a Anvisa também suspendeu produtos do Grupo Nutra Nutri, como o Colágeno + Vitamina C, por estarem sendo vendidos sem a devida autorização. O grupo alega que seu nome está sendo utilizado indevidamente e já iniciou um processo para identificar os responsáveis pela situação.
Outro item afetado é o Curcumyn Long, fabricado pela Akron Pharma Ltda. A Anvisa tomou essa decisão com base na não conformidade do produto às especificações legais. A Akron informou que está coletando documentos técnicos para comprovar a segurança e integridade de seu produto e que tomará as ações necessárias para corrigir qualquer irregularidade formal identificada. Para esclarecimentos, a empresa disponibilizou um canal de comunicação através do e-mail sac@akronpharma.com.br.