A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a retirada de diversos produtos do mercado, incluindo os medicamentos Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio, Espinheira Santa e o Xarope da Vovó Isabel. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na edição de 18 de julho, assinada pelo gerente-geral de Inspeção e Fiscalização, Marcus Aurélio Miranda de Araújo.
A Anvisa identificou que os xaropes são fabricados por uma empresa desconhecida e não possuem registro ou autorização para comercialização. Além disso, o Grupo Nutra Nutri Ltda, responsável pelos outros três produtos, também não possui autorização de funcionamento da agência reguladora. Todos esses itens estão sendo recolhidos devido à falta de comprovação de segurança e eficácia.
Outro produto afetado é o lote L42158 do insumo farmacêutico Dysport® (Toxina Botulínica A), cuja fabricante, Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda, não reconhece o lote como original, caracterizando-o como falsificado. A Anvisa também proibiu a venda do suplemento alimentar Curcumyn Long, que não atende às especificações legais para sua comercialização.
A Anvisa recomenda que consumidores e profissionais de saúde fiquem atentos e evitem o uso desses produtos. Para mais informações, a população pode acessar os canais de atendimento disponíveis no portal da Anvisa.