O presidente do Partido União Brasil (UB), Antonio Rueda, está prestes a assumir a liderança da nova federação com o Partido Progressista (PP), conhecida como União Progressista Brasileira (UPB). A oficialização da direção da federação ocorrerá após a homologação do processo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a aprovação do pedido de registro, conforme informações divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo.
A vice-presidência da federação ficará a cargo de Ciro Nogueira, atual líder do PP e ex-ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro. A expectativa é que Rueda e Nogueira liderem o movimento para concluir o processo de federação antes das eleições gerais de 2026, programadas para ocorrer entre agosto e novembro. A co-liderança é vista como uma estratégia para fortalecer a presença das legendas na corrida eleitoral.
O movimento conta com o apoio de diversas lideranças das duas siglas no Congresso, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP), que destacou que a união representa um caminho para a “pacificação e equilíbrio nacional”.