A ponteira Ana Cristina, uma das principais jogadoras da seleção brasileira de vôlei, foi submetida a uma artroscopia no joelho esquerdo na noite desta quarta-feira (16), em Belo Horizonte (MG). O procedimento, realizado com sucesso pela equipe médica coordenada pelos doutores Rodrigo Vaz e Sérgio Campolina no Hospital Mater Dei, foi necessário devido a uma contusão mais grave do que o esperado, que a afastará das quadras por até quatro meses.
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) informou que Ana Cristina havia sido inicialmente inscrita na lista prévia de 25 atletas para o Mundial de Vôlei, programado para agosto na Tailândia. Contudo, exames realizados após a lesão na Liga das Nações revelaram a necessidade de cirurgia, que confirmou uma lesão no menisco medial, levando à opção pela sutura.
Ana Cristina, que se destacou como a maior pontuadora do Brasil na Liga das Nações com 167 pontos, não participará da fase final da competição, onde a seleção enfrentará a Alemanha nas quartas de final, no dia 24 de julho, na Polônia. Sua ausência será sentida, mas a equipe conta com a capitã Gabi e a jovem Julia Bergmann, que também tem se destacado, para manter a competitividade do time nas próximas partidas.