A Câmara de Comércio Americana (Amcham) manifestou, em nota, sua "profunda preocupação" com a tarifa de 50% que o governo dos Estados Unidos pretende aplicar sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A entidade, que representa multinacionais com operações nos dois países, pediu a ambos os governos que retomem urgentemente o diálogo para buscar uma solução negociada.
A Amcham destacou que essa medida pode ter impactos severos sobre empregos, produção, investimentos e cadeias produtivas que interligam Brasil e Estados Unidos. A câmara lembrou que o comércio bilateral tem se mostrado complementar, com a balança comercial superavitária para os EUA nos últimos 15 anos.
"A Amcham Brasil, que atua há mais de um século para fortalecer os laços econômicos entre os dois países, conclama os governos a reiniciarem um diálogo construtivo com urgência", afirmou a nota. A entidade reiterou a importância de uma solução negociada, baseada em racionalidade, previsibilidade e estabilidade, que preserve os vínculos econômicos e promova uma prosperidade compartilhada.