O Ambulatório Transviver, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, celebrou seu primeiro aniversário nesta segunda-feira (7/7) e já realizou 1.526 atendimentos à população trans da capital. O serviço, que oferece acolhimento e assistência multidisciplinar, tem como objetivo proporcionar cuidado integral em saúde para pessoas em processo transexualizador.
Durante a cerimônia de comemoração, a superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde, Camila Brum, destacou a eficiência do ambulatório, que conseguiu zerar a fila de espera neste ano. "O Transviver oferece tratamento individualizado e completo aos pacientes, com um tempo médio de espera para o primeiro atendimento de apenas um dia útil", afirmou Brum, ressaltando a importância do serviço na promoção da dignidade e acolhimento para a população trans.
Localizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Novo Mundo, o ambulatório atende pessoas acima de 18 anos e oferece acompanhamento por dois anos, com encaminhamento para cirurgias de afirmação de gênero no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG). Para acessar os serviços, os interessados devem procurar uma unidade básica de saúde e solicitar o encaminhamento ao Transviver, comprovando sua maioridade.