A promoção Prime Day da Amazon resultou em um aumento de 30,3% nas vendas online de varejistas nos Estados Unidos, totalizando US$ 24,1 bilhões, segundo dados da Adobe. O evento, que ocorreu entre 11 e 14 de julho, superou a estimativa de crescimento de 28,4% para o período. A iniciativa também beneficiou concorrentes como Walmart e Target, que realizaram promoções simultâneas.
Neste ano, a Amazon ampliou a duração do Prime Day de dois para quatro dias, permitindo que os consumidores explorassem uma vasta gama de descontos. No entanto, a estratégia teve um efeito adverso, com muitos consumidores hesitando em finalizar suas compras, possivelmente influenciados pela instabilidade econômica. Dados da Numerator revelaram que dois terços dos itens adquiridos custaram menos de US$ 20, com uma despesa média de US$ 156 por domicílio.
A Amazon anunciou que este Prime Day foi o maior em termos de vendas em um período de quatro dias, destacando a venda de milhões de dispositivos de sua marca, como gadgets da Alexa e campainhas Ring. Por outro lado, produtos mais caros enfrentaram dificuldades, com apenas 3% das compras superando US$ 100. A marca de manteiga de castanha Elavi, por exemplo, aproveitou a situação ao oferecer descontos e viu suas vendas dispararem.
Além de impulsionar as vendas, o Prime Day também visa aumentar o número de assinantes do serviço Prime, que oferece benefícios como frete grátis. A extensão do evento permitiu à Amazon vender mais anúncios, uma importante fonte de receita. Especialistas afirmam que a promoção reflete uma estratégia mais ampla de marketing, além de ser uma oportunidade para aumentar a visibilidade de produtos e marcas no mercado.