Os brasileiros Rendli Mateus, de 30 anos, e Thony Yankee, de 34 anos, estão atualmente em Kiev, capital da Ucrânia, onde atuam nas tropas ucranianas. Mateus, que é sargento e instrutor de soldados, reside na Ucrânia há quatro meses, enquanto Thony, ainda como recruta, chegou à cidade na última quarta-feira (2). Ambos são ex-militares do Exército Brasileiro e iniciaram suas carreiras no 34º Batalhão de Infantaria de Selva, no Amapá.
A guerra entre Rússia e Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022, continua a se intensificar. Mateus, natural de Oiapoque, destaca-se como o primeiro amapaense a integrar forças especiais em um cenário de combate. Ele expressou seu desejo de retornar vivo para sua família, após uma trajetória que incluiu serviço no Exército Francês antes de se juntar às forças ucranianas.
Thony, que se identifica como um 'carioca amapaense', também possui uma longa experiência militar, tendo se alistado na Legião Estrangeira Francesa em 2023. Ele decidiu se juntar à luta na Ucrânia após ser convidado por Mateus, motivado por sua crença na soberania dos países e sua aversão à invasão russa. Ambos os combatentes enfrentam desafios significativos em meio a um dos conflitos mais intensos da atualidade.