Nesta quinta-feira, 10 de outubro, o Brasil apresenta um contraste climático significativo, com temperaturas frias no Sul e Sudeste, enquanto o Norte e Nordeste enfrentam chuvas. A Climatempo alerta que a umidade relativa do ar deve cair para níveis críticos, abaixo de 30%, em várias regiões do Centro-Oeste, interior do Nordeste e partes do Sudeste.
Meteorologistas indicam que o ar seco persistirá nos próximos dias, especialmente no norte do Mato Grosso e sul do Pará, onde a umidade pode chegar a menos de 20%. A orientação é para que a população redobre os cuidados com a hidratação e evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia, quando as temperaturas podem ultrapassar os 30°C em algumas localidades.
Enquanto isso, o Sul e Sudeste do país amanhecem com mínimas entre 6°C e 14°C, com geadas registradas em áreas como a Campanha Gaúcha e Serra Catarinense. Apesar do frio matinal, as temperaturas devem se elevar durante o dia, com sol predominando. No entanto, não há previsão de uma nova onda de frio, segundo o meteorologista Allef Matos.
No Norte e Nordeste, a previsão é de chuvas isoladas no litoral do Paraná e São Paulo, além de temporais em Pernambuco, Rio Grande do Norte, e partes do Amazonas e Roraima. O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu um alerta de alagamentos para o Amazonas, onde o nível dos rios já atingiu cota de inundação severa, aumentando o risco de alagamentos nas áreas ribeirinhas.