Três alunas do Centro de Ensino em Período Integral Gomes de Souza, em Anápolis, foram selecionadas para uma experiência imersiva nos bastidores do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, com todas as despesas pagas. A viagem é parte da premiação do desafio Learning Sectors, promovido pelo British Council em parceria com a Fórmula 1 e o Governo de Goiás, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Secretaria de Educação (Seduc).
As estudantes Maria Eduarda Queiroz, Maria Eduarda Carvalho e Geovanna Caetano conquistaram o prêmio com o projeto "Enriquecendo a Experiência Literária: Estratégias para a Leitura Inclusiva de Crianças com Deficiência Visual". A iniciativa busca desenvolver livros infantis acessíveis, utilizando formatos como braile, alto relevo e audiodescrição, promovendo a inclusão e o acesso à leitura para crianças com deficiência visual.
As professoras Cleide Thatiane S. Ribeiro e Ana Carolina da Silva Pio, que orientaram as alunas, também foram premiadas. O grupo se destacou em critérios como originalidade, viabilidade e impacto social. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, ressaltou a importância de iniciativas que promovam a competitividade dos jovens no mercado global, destacando o investimento em educação técnica e em competições que identificam talentos.
Desde abril, 64 equipes de estudantes e professores das redes públicas de Goiás participaram do desafio, que incluiu oficinas e atividades práticas. Nove equipes chegaram à fase final, apresentando soluções inovadoras em áreas como comunicação inclusiva e acessibilidade. Goiás foi o primeiro estado brasileiro a sediar o desafio, que também ocorreu no Reino Unido, Índia e África do Sul.