Goiânia – A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) intensificou suas ações para combater as queimadas, fenômeno que se agrava entre junho e setembro e afeta a qualidade do ar e a saúde da população. Neste mês, a Casa lançou a campanha "Não deixe que as queimadas calem a natureza. Ela precisa da sua voz", com o intuito de mobilizar a sociedade para o debate ambiental e promover a elaboração de propostas legislativas voltadas à prevenção das queimadas.
O presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (MDB), é o autor da lei que instituiu a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Prática de Queimadas Urbanas, a ser realizada anualmente na segunda semana de agosto. A legislação prevê campanhas educativas nas escolas e ações de fiscalização, visando a preservação do meio ambiente e a saúde pública.
Tramita na Casa o projeto nº 19180/24, da deputada Bia de Lima (PT), que propõe a criação da Política Estadual de Prevenção às Queimadas nos Períodos de Estiagem. A proposta inclui campanhas educativas, monitoramento via satélite e formação de brigadas de incêndio, além de incentivar práticas agrícolas sustentáveis e a criação de Comitês Regionais de Prevenção. O deputado Antônio Gomide (PT) também destacou a importância da educação ambiental e do combate ao desmatamento, enfatizando que Goiás deve contribuir para a discussão global sobre meio ambiente, especialmente com a COP30 se aproximando.