Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), emitiram uma nota conjunta nesta quinta-feira (10) em resposta à decisão do governo dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. No comunicado, os líderes parlamentares enfatizaram a importância do diálogo nos âmbitos diplomático e comercial, ao mesmo tempo em que destacaram a mobilização do Congresso para proteger a economia nacional.
Alcolumbre e Motta ressaltaram que a imposição de novas taxações por parte dos EUA deve ser tratada com responsabilidade. "A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial", afirmaram os parlamentares.
Os presidentes também mencionaram a recente aprovação da Lei da Reciprocidade Econômica, sancionada em abril, como um mecanismo que permitirá ao Brasil reagir a medidas hostis. Eles garantiram que o Congresso monitorará os desdobramentos da tarifa e atuará em conjunto com o Executivo para mitigar seus efeitos, reafirmando o compromisso em proteger a economia e os empregos dos brasileiros.
A nota foi divulgada no mesmo dia em que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou sua intenção de utilizar a nova legislação como base para retaliar a medida unilateral dos Estados Unidos.