O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, anunciou que realizará reuniões com representantes de 14 setores da indústria e do agronegócio nesta terça-feira, 15 de julho de 2025, em Brasília. O objetivo dos encontros é discutir as tarifas de 50% que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende implementar a partir de 1º de agosto.
As reuniões estão agendadas para às 10h e 14h, com a primeira focada na indústria e a segunda no agronegócio. Entre os setores que participarão da reunião matutina estão aviação, aço, alumínio, celulose, máquinas, calçados, móveis e autopeças. O Ministério de Portos e Aeroportos também estará presente. Já na parte da tarde, os setores de laranja, carnes, frutas, mel, couro e pescados serão ouvidos, juntamente com os ministérios da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Agrário.
A criação de um comitê interministerial, que incluirá as pastas da Indústria, Fazenda, Casa Civil e Relações Exteriores, está em fase de finalização e deve ser oficializada ainda nesta segunda-feira. O decreto que regulamentará a Lei da Reciprocidade, aprovada em abril, também será assinado. O governo brasileiro considera as novas tarifas inadequadas e estuda possíveis retaliações, enquanto busca um diálogo com os EUA para uma solução negociada.