O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, atualizou sua agenda para incluir uma reunião com executivos de grandes empresas do setor de tecnologia, marcada para esta segunda-feira, 21, às 12h. Entre os participantes estão representantes da Visa, Meta, Apple e Google, que se reuniram para discutir questões relevantes em um contexto de tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
A lista de executivos presentes inclui Igor Luna, Consultor Jurídico da Câmara Brasileira da Economia Digital; Nuno Lopes Alves e Gustavo Lage Noman, ambos da Visa; Márcia Miya, da Apple; Gustavo Dias, da Visa; Yana Dumaresq, da Meta; e Daniel Arbix, do Google. A reunião também contou com a presença de assessores e diplomatas, incluindo o embaixador Maurício Lyrio, envolvidos nas negociações entre os dois países.
A reunião ocorre em um momento crítico, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, citando a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro e decisões do Supremo Tribunal Federal relacionadas a redes sociais. Além disso, a investigação do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) contra o Brasil, que menciona o comércio de produtos ilegais e o sistema de pagamentos Pix, intensifica as preocupações do setor tecnológico brasileiro, especialmente entre empresas de cartões de crédito como a Visa.