O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, realizou nesta quinta-feira, 17, uma videoconferência com empresários para discutir a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre a importação de produtos brasileiros. O encontro, que começou às 9h, contou com a participação de representantes de setores como aeronáutico, agropecuário e celulose, entre outros.
Entre os participantes estavam líderes de grandes empresas, como Marco Stefanini, da Stefanini Group; Francisco Gomes Neto, da Embraer; e Gilberto Tomazoni, do Grupo JBS. O objetivo da reunião foi ouvir as preocupações do setor produtivo e discutir estratégias de proteção ao Brasil frente às novas tarifas.
Este encontro faz parte das iniciativas de Alckmin como coordenador do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais. Nas reuniões anteriores, representantes de diversas entidades já haviam solicitado um prazo adicional de 90 dias para discutir as tarifas, além de enfatizar a necessidade de cautela nas negociações com o governo dos Estados Unidos.
A urgência em retomar as negociações com os Estados também foi um tema recorrente nas discussões, refletindo a preocupação do setor produtivo com os impactos econômicos das tarifas americanas.