O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, se encontrou nesta segunda-feira (21) com representantes de grandes empresas de tecnologia para debater as tarifas de 50% que o governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, pretende impor às importações brasileiras a partir de 1º de agosto. O encontro, que ocorreu no Palácio do Planalto, foi convocado pela comissão interministerial coordenada por Alckmin.
Durante a reunião, que foi incluída na agenda de última hora, estiveram presentes executivos de empresas como Visa, Apple, Expedia, Meta e Google, além de consultores e representantes de diversos ministérios, incluindo Relações Exteriores e Fazenda. O objetivo foi discutir os impactos da tarifa sobre os produtos brasileiros e as estratégias para mitigar os efeitos negativos sobre a economia nacional.
Na semana passada, o governo Trump anunciou a abertura de uma investigação comercial contra o Brasil, alegando práticas desleais, que incluem questões como corrupção, desmatamento e limitações à atuação das big techs no país. O presidente em exercício não fez declarações à imprensa após o encontro, que visa fortalecer o diálogo entre o governo brasileiro e o setor privado diante das novas imposições comerciais dos EUA.