O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, abordou nesta quinta-feira, 24, a importância do setor minerário durante uma coletiva de imprensa. Alckmin enfatizou que a pauta minerária "é muito longa e pode ser explorada e avançada", embora tenha evitado confirmar negociações específicas com os Estados Unidos sobre minerais críticos.
O ministro também comentou sobre as negociações para reverter a tarifa de 50% sobre importações, anunciando que a partir da próxima segunda-feira, um comitê de trabalho realizará atualizações diárias às 11 horas da manhã sobre o progresso das discussões. Ele ressaltou que o setor minerário brasileiro, que exporta apenas 3% para os EUA, importa mais de 20% em máquinas e equipamentos, evidenciando um superávit significativo na balança comercial com o país norte-americano.
As declarações de Alckmin surgem após rumores sobre o encarregado de negócios da embaixada americana em Brasília, Gabriel Escobar, que estaria explorando a possibilidade de acordos com o Brasil para a aquisição de minerais estratégicos, como lítio e nióbio. O governo brasileiro continua a avaliar as oportunidades e desafios no setor, buscando fortalecer suas relações comerciais internacionais.