O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (17) que o Brasil não é responsável pelo aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos, anunciadas pelo ex-presidente Donald Trump. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Alckmin declarou que o governo brasileiro trabalhará para resolver a questão das tarifas, que considera 'absurdas'.
Alckmin destacou que o Brasil enfrenta um déficit comercial com os Estados Unidos, onde as importações superam as exportações. 'O Brasil se dá bem com todos os países do mundo, temos uma relação de mais de 200 anos de parceria com os Estados Unidos', afirmou o vice-presidente, enfatizando a importância da soberania nacional e da separação dos Poderes.
As tarifas, que foram anunciadas em 9 de julho, estabelecem uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA, entrando em vigor em 1º de agosto. Essa medida, aplicada de forma ampla e automática, pode impactar negativamente a competitividade dos produtos brasileiros no mercado norte-americano, já que se soma a outras tarifas existentes e foi imposta unilateralmente pelo governo dos EUA.