O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou nesta quinta-feira (17) que o Brasil não é responsável pela criação do problema das tarifas impostas pelos Estados Unidos, mas que o governo brasileiro se compromete a trabalhar para solucioná-lo. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Alckmin descreveu as tarifas como "absurdas" e reafirmou a soberania do país e a separação dos Poderes.
Alckmin também abordou o déficit comercial que o Brasil enfrenta com os Estados Unidos, onde as importações superam as exportações. "O Brasil se dá bem com todos os países do mundo, temos uma relação de mais de 200 anos de parceria com os Estados Unidos", afirmou o vice-presidente, destacando a importância das relações comerciais bilaterais.
As tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, anunciadas pelo ex-presidente Donald Trump em 9 de julho, entrarão em vigor em 1º de agosto e afetarão uma ampla gama de mercadorias. Essa medida, que encarece os produtos brasileiros no mercado norte-americano, poderá prejudicar a competitividade dos exportadores do Brasil, sendo uma ação unilateral do governo dos EUA.