As gestoras Alaska Investimentos e LAPB Gestão de Recursos Financeiros anunciaram nesta quarta-feira (9) que adquiriram uma participação de 20,05% na fabricante de ônibus Marcopolo (POMO3; POMO4). O comunicado foi feito ao mercado, destacando que as gestoras detêm atualmente mais de 82 milhões de ações ordinárias da empresa.
No mercado, as ações da Marcopolo apresentaram movimentações distintas: às 13h30, as ações POMO3 registravam queda de 2,05%, cotadas a R$ 6,70, enquanto POMO4 subia 0,98%, alcançando R$ 8,27. A XP Investimentos, na semana anterior, havia manifestado preferência pela Marcopolo no setor de bens de capital, reforçando a confiança no desempenho da empresa.
Analistas do setor projetam uma melhora nos resultados da Marcopolo nos próximos trimestres, impulsionada pelo aumento nos volumes de produção e uma composição mais favorável do mix de produtos. Essa expectativa contribui para reduzir preocupações sobre um possível pico no ciclo de lucros da companhia. Além disso, o preço das ações da Marcopolo é considerado atrativo, com um múltiplo preço sobre lucro (P/L) projetado para 2026 de 6,3 vezes, e a empresa não apresenta sinais de alavancagem até o final do ano, o que pode resultar em dividendos próximos a 9% até 2026.