Alagoas registrou uma taxa de crescimento de 2,6% em 2024, posicionando-se como a terceira maior do Nordeste e a oitava do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2024, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) na terça-feira (8). O indicador, que faz parte do pilar Potencial de Mercado, considera a média móvel de quatro períodos da taxa de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) real.
O estado alagoano ficou atrás apenas do Piauí (2,74%) e do Maranhão (2,95%), ambos da região Matopiba, conhecida por sua forte expansão agrícola, especialmente no cultivo de grãos. O crescimento da economia de Alagoas foi impulsionado principalmente pelo setor de serviços, que apresentou uma expansão de 5,7%, refletindo a recuperação do consumo e o fortalecimento do comércio e do turismo.
O Banco do Brasil revisou a estimativa de crescimento do PIB alagoano para 2024, passando de 3,3% para 3,9%, superando a média nordestina de 3,7% e a nacional de 3,4%. Em 2022, o PIB do estado já havia crescido 3,2%, totalizando R$ 76,07 bilhões, com destaque para a indústria, que registrou um crescimento de 9,9%, o maior do Nordeste.
Para 2025, o Banco do Nordeste aumentou a projeção de crescimento do PIB de Alagoas de 1,1% para 2,0%, também acima da média nacional, que deve ser de 1,8%. Esses dados refletem um cenário otimista para a economia alagoana nos próximos anos.