O Governo de Alagoas anunciou o calendário para o pagamento de R$ 32 milhões em precatórios do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e Valorização do Magistério (Fundef). A medida beneficiará aproximadamente 27 mil profissionais da educação, incluindo professores e servidores administrativos, que receberão a segunda parcela dos valores devidos. Os pagamentos ocorrerão nos dias 28 e 29 de julho para professores e nos dias 30 e 31 de julho para servidores administrativos.
Os precatórios do Fundef são destinados a todos os profissionais do magistério da educação básica que estiveram em exercício entre julho de 2000 e dezembro de 2006. Para consultar os valores a receber, os interessados devem acessar o site oficial https://fundef.educacao.al.gov.br.
Os recursos referem-se a valores que Estados e Municípios têm a receber da União, devido à falta de complementação correta dos recursos do FUNDEF, conforme estabelecido pela legislação da época. A distribuição dos precatórios será realizada em três parcelas, sendo 40% destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino e 60% para os profissionais do magistério.