O município de Águas Lindas, localizado no Entorno do Distrito Federal, foi escolhido como projeto-piloto para a integração do transporte na região. A decisão foi anunciada durante uma reunião na última terça-feira (15), na sede da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF), com a presença de representantes dos governos de Goiás, do Distrito Federal e da prefeitura local.
O projeto visa a criação de um consórcio interfederativo que unirá os três entes federados, buscando soluções integradas para o transporte metropolitano. Entre as principais ações está a construção de um terminal de integração na entrada de Águas Lindas e a implementação de um modelo de integração tarifária indireta, que permitirá a unificação do sistema de bilhetagem.
O secretário de Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, destacou que a unificação da bilhetagem possibilitará a repartição automática entre os operadores, sem alterar a política tarifária. Com essa estrutura, a tarifa entre Águas Lindas e Brasília, atualmente de R$ 10,85, pode ser reduzida em até 30% na fase inicial do projeto. O prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, ressaltou a importância da colaboração entre os entes federados para a viabilização do projeto em um prazo de 90 dias.
A Codeal, Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas, será responsável pela construção do terminal, que será localizado às margens da BR-070, no cruzamento com a GO-547. A superintendente da Secretaria do Entorno do DF, Paula Tredicci, reforçou que a iniciativa está alinhada com as diretrizes do governador Ronaldo Caiado, enquanto o secretário Cristian Viana se colocou à disposição para integrar o grupo técnico que conduzirá o trabalho até a assinatura do convênio.