A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou nesta sexta-feira (18) o Google para a remoção de anúncios fraudulentos que imitam a página oficial do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025. A medida deve ser cumprida em até 24 horas, conforme a notificação extrajudicial enviada à plataforma. Os anúncios enganosos estão ocupando as primeiras posições nos resultados de busca, ofuscando a página legítima do concurso.
A AGU alerta que os links patrocinados podem levar os interessados a golpes relacionados a pagamentos indevidos por taxas de inscrição falsas, além de expor os dados pessoais dos usuários a riscos de roubo. Diante da gravidade da situação, a entidade também requer que as informações dos anunciantes sejam encaminhadas às autoridades policiais para investigação de possíveis crimes de estelionato.
As inscrições para o CPNU 2025 são realizadas exclusivamente no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame. O cronograma oficial do concurso prevê que as inscrições se encerram em 20 de julho de 2025, com a prova objetiva marcada para 5 de outubro do mesmo ano e o resultado final previsto para 30 de janeiro de 2026.