O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira (21) da cúpula "Em Defesa da Democracia: Lutando Contra o Extremismo" em Santiago, Chile. O evento conta com a presença de líderes da América Latina e da Europa, incluindo Gabriel Boric, Gustavo Petro, Yamandú Orsi e Pedro Sánchez, com foco na defesa da democracia na região.
Ainda nesta segunda-feira, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma os depoimentos das testemunhas de defesa nos processos relacionados à tentativa de golpe de Estado. As audiências do núcleo 3 estão programadas para terça e quarta-feira, enquanto na quinta-feira (24) ocorrerá uma videoconferência com os réus do núcleo 4.
O Congresso Nacional, por sua vez, entrou em recesso na última sexta-feira (18) e retorna às atividades em 4 de agosto. Durante essa semana, também se inicia a divulgação dos balanços financeiros do segundo trimestre, com empresas como Coca-Cola e Tesla apresentando seus resultados.
Além disso, o governo brasileiro começará a reembolsar na quinta-feira (24) as vítimas de descontos indevidos do INSS, com uma Medida Provisória que destina R$ 3,3 bilhões para o ressarcimento. A Receita Federal liberará a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda na mesma data, com pagamentos programados para 31 de julho.