A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) realizou uma fiscalização em estabelecimentos comerciais que vendem agrotóxicos entre o final de junho e o início de julho, resultando na autuação de três comércios em municípios do interior do estado. Um dos casos ocorreu em São João do Caru, onde um estabelecimento foi flagrado utilizando embalagens vazias de agrotóxicos para armazenar cachaça artesanal, prática proibida pela legislação estadual.
Durante a operação, que abrangeu cidades como Bom Jardim, Pio XII e Santa Inês, foram fiscalizados 40 estabelecimentos. Ao todo, 73 litros de agrotóxicos foram apreendidos, incluindo produtos com data de validade vencida. Em Santa Inês, um comércio foi autuado por vender agrotóxicos vencidos, enquanto outro em Alto Alegre do Pindaré já havia sido notificado anteriormente sobre a necessidade de regularização.
Samara Launé, fiscal estadual da Aged, destacou que é estritamente proibida a venda de agrotóxicos em locais que também comercializam alimentos. "É necessário que o estabelecimento tenha registro junto à Aged para a venda de agrotóxicos, conforme a Lei Estadual nº 8521/2006 e o Decreto nº 23.118/2007", afirmou a fiscal, enfatizando a importância da conformidade com a legislação para garantir a segurança alimentar.