A Prefeitura de Sorocaba (SP) e a Rede Voa SP oficializaram, nesta quarta-feira (23), a internacionalização do Aeroporto Estadual "Bertram Luiz Leupolz", localizado no Jardim Ana Maria, zona norte da cidade, para atividades de manutenção de aeronaves. A decisão marca o fim de um processo que se arrastou por 12 anos, com tratativas iniciadas em 2013.
A aprovação da Receita Federal foi publicada no Diário Oficial da União em 15 de julho, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está atualmente analisando a documentação necessária para a efetivação da internacionalização. A prefeitura informou que um Ato Declaratório será publicado nesta quarta-feira, formalizando a nova fase do aeroporto.
Com a internacionalização, o aeroporto poderá realizar serviços de manutenção e reparo em aeronaves estrangeiras, além de operações de importação e exportação de aeronaves. Essa mudança também permitirá que o Centro de Serviços da Embraer em Sorocaba amplie sua atuação, atendendo jatos executivos internacionais, como os da empresa norte-americana NetJets.
O CEO da Rede Voa, Marcel Moure, destacou a importância da medida para a geração de empregos e renda na cidade. A prefeitura planeja uma cerimônia para marcar o primeiro pouso internacional no aeroporto nos próximos dias, simbolizando a nova fase do terminal.