O Aeroporto Internacional de Brasília suspendeu temporariamente o uso de bebedouros nesta quinta-feira (17) devido à alteração na coloração da água, que passou a apresentar um tom esbranquiçado e gosto alterado. A decisão foi tomada após relatos de funcionários que apresentaram sintomas como diarreia após o consumo da água. A concessionária Inframerica, responsável pela administração do terminal, confirmou que a água estava 'turva', mas a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) assegurou que o líquido continua próprio para consumo e não está contaminado.
Funcionários do aeroporto expressaram preocupação com a qualidade da água, que permanece disponível em pias e banheiros, além de quiosques. Um comunicado interno de uma companhia aérea alertou os colaboradores para não consumirem a água dos bebedouros, classificando-a como 'temporariamente imprópria para consumo'. A Inframerica está realizando coletas de amostras para monitoramento da qualidade da água e já iniciou a limpeza e desinfecção dos reservatórios.
A Caesb informou que a turbidez da água foi ocasionada por uma manutenção emergencial na rede que abastece a região do aeroporto. A concessionária está tomando medidas para normalizar a coloração da água o mais rápido possível. Até o momento, não há previsão para a retomada do uso dos bebedouros no terminal.