O advogado Silvio Vieira da Silva, de 54 anos e conselheiro da OAB-CE, foi assassinado a tiros na última segunda-feira (5) em Fortaleza, enquanto se dirigia ao Bairro Genibaú para receber um pagamento de R$ 4 mil. O crime ocorreu dentro do veículo da vítima, que foi atraída ao local sob o pretexto de uma transação financeira. Dias antes do assassinato, Silvio recebeu diversas ligações insistindo para que ele comparecesse ao encontro, mesmo relutando em ir pessoalmente e sugerindo uma transferência via Pix.
As investigações conduzidas pela Polícia Civil levaram à prisão de Lucas Arruda Rolim, de 33 anos, na quarta-feira (23), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. Rolim, que já possui antecedentes criminais por organização criminosa e tráfico de drogas, é suspeito de envolvimento no assassinato de Silvio. O Ministério Público do Ceará indicou que a motivação do crime pode estar relacionada à incapacidade do advogado em conseguir a soltura de um membro de uma facção criminosa, embora a polícia não tenha confirmado essa hipótese.
Além de Rolim, outros três homens já haviam sido presos em junho deste ano, todos com antecedentes criminais variados. Silvio Vieira, formado pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Direito Criminal, era conhecido por sua atuação em casos de grande repercussão e defendia frequentemente policiais. Ele ocupava o cargo de conselheiro seccional da OAB-CE para a gestão 2025-2027.