Um adolescente foi ouvido pela Justiça na quarta-feira (30) em relação ao ataque ocorrido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, no Norte do Rio Grande do Sul, que deixou uma criança morta e feriu outros alunos e uma professora. O jovem responde a uma representação do Ministério Público por atos infracionais análogos a homicídio qualificado e cinco tentativas de homicídio qualificado, e permanece internado.
A audiência foi conduzida pela Juíza de Direito Dolores Kramer, da 2ª Vara Judicial de Getúlio Vargas. No primeiro dia, realizado na terça-feira (29), foram ouvidas 16 testemunhas de acusação, incluindo a professora ferida e pais de alunos. No segundo dia, além do adolescente, foram ouvidas quatro testemunhas de defesa, encerrando assim a fase de instrução processual.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o processo deve ser concluído em até 45 dias, desde a internação do adolescente até a decisão judicial. O ataque ocorreu na manhã do dia 8 de julho, quando o jovem, após entrar na escola sob o pretexto de entregar um currículo, armou-se com uma faca e atacou as crianças e a professora que tentava protegê-las. Funcionários da escola conseguiram imobilizá-lo até a chegada da polícia.