Na quarta-feira (30), um adolescente acusado de atacar crianças e uma professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, no Norte do Rio Grande do Sul, foi ouvido pela Justiça. O jovem responde a uma representação do Ministério Público por atos infracionais análogos a homicídio qualificado e cinco tentativas de homicídio qualificado, permanecendo internado.
A audiência foi conduzida pela Juíza de Direito Dolores Kramer, da 2ª Vara Judicial de Getúlio Vargas. No primeiro dia, realizado na terça-feira (29), foram ouvidas 16 testemunhas de acusação, incluindo a professora ferida e pais de alunos. No segundo dia, além do adolescente, quatro testemunhas de defesa foram ouvidas, encerrando a fase de instrução processual.
Com o término dessa fase, inicia-se o prazo para as alegações finais das partes, seguido do julgamento. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todo o processo deve ser concluído em até 45 dias, desde a internação até a decisão judicial. O ataque ocorreu na manhã de 8 de julho, quando o adolescente, após entrar na escola sob o pretexto de entregar um currículo, agrediu as crianças e a professora com uma faca, sendo contido por funcionários da instituição.