Uma adolescente de 12 anos foi encontrada desacordada na madrugada desta sexta-feira (4) em Uberlândia, Minas Gerais, com sinais de coma alcoólico. A jovem estava sob os cuidados de uma mulher de 62 anos, amiga da família, que foi presa em flagrante por abandono de incapaz. Segundo a Polícia Militar, a responsável deixou a menina e sua neta sozinhas em casa para se apresentar em uma casa noturna enquanto o pai da adolescente trabalhava.
Após a saída da mulher, as duas adolescentes teriam consumido bebidas alcoólicas e drogas, resultando na emergência médica. A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e levada inicialmente para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Bairro Roosevelt, sendo posteriormente transferida para o Pronto-Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O estado de saúde da jovem não foi divulgado.
O 2° Conselho Tutelar de Uberlândia foi notificado do caso por volta das 16h do mesmo dia e aguarda a alta da adolescente para iniciar a atuação. A Secretaria de Estado de Justiça e de Segurança Pública (Sejusp) não conseguiu confirmar a situação da mulher presa devido à falta de informações precisas sobre parentesco. Este incidente destaca a crescente preocupação com o abandono de incapaz em Minas Gerais.