A Archer Daniels Midland (ADM), gigante americana do setor de grãos, anunciou o fechamento de sua fábrica de alimentos para animais de estimação localizada em Três Corações, Minas Gerais. A decisão, comunicada à Reuters, faz parte de um esforço mais amplo da empresa para otimizar custos e operações. A unidade funcionará por mais 90 dias, conforme informado aos trabalhadores no dia 15 de julho.
Segundo a ADM, após avaliar diversas alternativas, a unidade de Três Corações e seus ativos não se alinham mais às necessidades operacionais futuras da empresa. Uma fonte próxima à situação revelou que a ADM tentou vender a unidade por cerca de um ano, mas não obteve sucesso na busca por compradores.
Em fevereiro, a empresa já havia anunciado a intenção de cortar centenas de empregos e reduzir custos em até US$ 750 milhões nos próximos três a cinco anos, após registrar o menor lucro ajustado no quarto trimestre em seis anos. A fábrica de Três Corações, adquirida pela ADM em 2019, contava com mais de 900 funcionários e capacidade de produção anual de aproximadamente 525 mil toneladas de produtos para pets. A ADM ainda mantém uma outra unidade de nutrição animal no Brasil, situada no Estado de São Paulo.