Os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, no Acre, realizam neste sábado (26) um Dia D de vacinação contra o sarampo, com o objetivo de prevenir a propagação da doença, que tem avançado na Bolívia. As ações de imunização ocorrerão em pontos estratégicos das duas cidades, localizadas na faixa de fronteira com o país vizinho.
A vacinação em Brasiléia será realizada na ponte internacional Wilson Pinheiro, na Farmácia Municipal e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Monteiro dos Reis, das 14h às 17h. Em Epitaciolândia, os locais de imunização incluem a Praça Edmundo Pinto e a UBS José Francisco do Nascimento, com atendimento das 8h às 16h.
Desde o início da campanha em junho, o Acre já aplicou quase 13.600 doses da vacina tríplice viral, com um alerta recente sobre o surto de sarampo na Bolívia, que registrou 148 casos confirmados. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) decretou emergência no estado e intensificou as medidas de prevenção, especialmente nas cidades da fronteira, onde a cobertura vacinal é crucial para evitar a reintrodução da doença, que não é registrada no Acre desde 2000.