Em resposta ao aumento de casos de sarampo na Bolívia, o Acre intensificou suas campanhas de vacinação, aplicando mais de 13 mil doses em apenas 24 dias. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), entre 24 de junho e 18 de julho, foram administradas 12.962 doses da vacina tríplice viral e 623 da dupla viral, totalizando 13.585 aplicações. A medida visa prevenir a reintrodução do vírus, que não circula no estado há mais de 24 anos.
A emergência foi decretada no dia 17 de julho, após a confirmação de 148 casos de sarampo na Bolívia, sendo 124 deles no distrito de Santa Cruz. O Acre, que faz fronteira com a Bolívia em uma extensão de 618 km, tem sete municípios na área de risco: Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro e Acrelândia.
Para aumentar a cobertura vacinal, cidades como Brasiléia e Epitaciolândia realizarão mutirões de vacinação, incluindo um Dia D programado para este sábado (26), que atenderá pessoas de seis meses a 59 anos. A Sesacre reforça a importância da imunização, especialmente em áreas de fronteira, e alerta para a necessidade de vigilância redobrada devido à circulação do vírus no país vizinho.