O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou nesta segunda-feira, 28, que um acordo comercial com os Estados Unidos sem tarifas é considerado "improvável". Durante uma coletiva de imprensa, Carney destacou que as negociações bilaterais estão em uma "fase intensa", mas reconheceu a dificuldade das conversas, conforme já esperado.
Carney expressou preocupação com a incerteza em relação às tarifas que podem ser aplicadas entre os dois países, o que tem gerado apreensão entre os empresários canadenses. "As empresas canadenses estão ansiosas com a incerteza quanto às tarifas dos EUA", declarou o premiê.
O primeiro-ministro enfatizou que Ottawa só aceitará um acordo se os termos forem "bons e justos o suficiente para o Canadá". Em resposta a críticas do presidente americano, Donald Trump, sobre a dificuldade nas negociações com o Canadá, Carney afirmou: "Sim, somos difíceis, mas estamos lutando pelo país". Ele também traçou paralelos com a União Europeia, ressaltando a parceria do Canadá com os EUA em defesa e segurança, e comentou sobre a necessidade da Europa de reduzir a dependência de energia russa, ao contrário da situação energética entre Canadá e EUA.